SQS Consultores Associados

Artigos


O CORPO FALA E... ESCUTA

Eunice Mendes, consultora do Instituto MVC e autora do livro Falar Bem é Fácil - imprensa@institutomvc.com.br

 

O corpo fala! Basta prestar atenção e encontraremos nas pessoas pistas valiosas, sobre sua identidade nem tão secreta assim. A postura, as expressões faciais, os movimentos dos olhos, do rosto, das pernas, das mãos; enfim, qualquer gesto, por mínimo que seja, conta a verdade sobre quem somos e o que sentimos e ajuda a traduzir o que as palavras muitas vezes não conseguem expressar.

O corpo também escuta, na medida em que permite que o apresentador possa identificar na platéia a linguagem corporal dos participantes. Definitivamente, a palavra não é tudo! Os movimentos corporais são igualmente importantes para comunicar a verdade do ser humano. Em maior ou menor grau podemos experimentar desconforto quando somos expostos publicamente.

É imprescindível aperfeiçoar a capacidade de se expressar fisicamente durante uma apresentação. Para que isso se faça com propriedade e equilíbrio, é necessário compreender a importância de cada gesto na interação humana e que se faça uma análise séria e criteriosa da relação não-verbal (os gestos e a postura) com a palavra dita.

Ter domínio sobre seu corpo ajuda a conquistar mais segurança nas situações em que você é o centro. Busque harmonia entre os gestos e as palavras, entre a linguagem corporal e a linguagem oral, pois desse conjunto depende uma comunicação clara e precisa. O não-verbal deve iluminar o conteúdo da mensagem e não ser uma sombra, que só fará diminuir o poder e a dimensão positiva das idéias. É como se os gestos, as expressões faciais e os movimentos formassem o desenhos, as imagens; e as palavras, os elementos estruturais da apresentação.

Algumas sugestões para a excelência na comunicação não-verbal:

- Fale com autoconfiança, mantenha o olhar erguido, mas com simplicidade, nunca desafiador, as costas eretas, mas não com ares de superioridade. Isso facilita a proximidade com seu interlocutor e é sempre sinônimo de sucesso.

- A naturalidade você adquire mantendo as pernas paralelas e levemente flexionadas. Seus pés devem sustentar toda a estrutura corporal, durante a exposição, fale em pé, isso permite a você estar mais presente e sua energia mais concentrada.

- Um pequeno movimento dos olhos, do rosto, das pernas e principalmente das mãos revelam quem você é. As mãos, às vezes denunciam a nossa ansiedade, principalmente quando resolvem tremer como gelatina ou ficar frias como gelo. Inicie sua apresentação com as mãos soltas ao longo do corpo, aos poucos elas encontrarão espaço para se expressar, elas precisam falar natural e espontaneamente.

Um conselho importante evite pôr as mãos nos bolsos durante a apresentação ou cruzá-las na frente ou nas costas. Algumas dicas são importantes no trato com as mãos:

- Antes da apresentação, faça um aquecimento abrindo e fechando-as ritmadamente. Isso dará maior flexibilidade à musculatura e ajudará a relaxar;

- Evite esfregar o nariz ou passar a mão no rosto ou nos cabelos, para não parecer tensa e ansiosa.

Antes de qualquer reunião ou apresentação procure conhecer o seu público, pesquise sobre o que eles precisam ouvir, tenha conhecimento do seu discurso e faça-o sempre com um sorriso espontâneo nos lábios, demonstre segurança para não causar uma impressão negativa. Seja coerente, procure ser você ao se expor para um grupo de pessoas. Nessa exposição dê atenção a todos, deixe o seu olhar dançar entre eles, mas nunca olhe fixamente para nenhum deles, para não causar constrangimento, mas não exagere nem faça gestos forçados, eles podem parecer falsos.

Essa conversa com seu corpo também deve levar em consideração sua postura, que deve ser sempre elegante e natural em suas apresentações em público, vestida com elegância, discrição e simplicidade, esse conjunto causará boa impressão logo na primeira imagem. Mas tenha sempre em mente que ser elegante não significa sucumbir à ditadura da moda, mas manter o guarda-roupa atualizado de acordo com os próprios padrões estéticos e a região de atuação. As roupas e os acessórios devem ser extensões de quem você é, e do lugar onde você atua. Verifique se você se sente bem dentro da roupa que escolheu usar, pois vestir-se de forma adequada é antes de tudo um prazer.

Demonstre estar relaxada, buscando, pelo olhar, o diálogo com seu interlocutor e é esse diálogo silencioso, positivo, acolhedor e estimulante que vai abrir espaço entre você e ele. As expressões faciais, os olhos, as mãos, o corpo e a aparência são elementos inseparáveis. A sabedoria está em sempre perguntar o que é mais adequado para essa ou aquela ocasião, de acordo com a imagem que se pretende passar. O corpo fala e revela tudo, mesmo que você não queira! Investir no poder da linguagem corporal é um ato de sensibilidade e de respeito aos nossos interlocutores, pois valoriza a mensagem e lhe dá uma nova dimensão!

Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.