SQS Consultores Associados

Artigos


AFINAL, O QUE É COACHING E COMO ELE PODE ME AJUDAR?

Por Mike Martins*

Coaching é o processo de apoiar uma pessoa na identificação de metas e sonhos, acessando e desenvolvendo seus próprios recursos internos e externos.

O processo de coaching surgiu através das estratégias de pessoas que atingiram sucesso em suas vidas e suas metodologias foram precisamente avaliadas. Através desta avaliação, surgiu a metodologia coaching.

Embasado em sucesso mensurável, o coaching amplia as percepções e os repertórios de estratégias, técnicas e atitudes, tornando, assim, a pessoa o catalisador da mudança. Um ótimo exemplo atual é Eike Batista, que no seu livro o X da Questão revela o seu modelo de negócios para que todos tenham mais escolhas.

O coach (profissional de coaching) apoia a pessoa a encontrar estes modelos e a aprender com eles, ensinamentos estes que podem ser implementados no seu modelo atual de gestão para ser mais assertivo.

O coaching pode apoiar o coachee (cliente) em ampliar as suas percepções em relação às metas, estabelecendo ações e desenvolvendo suas competências, fazendo, assim, um planejamento estratégico preciso e levando em consideração inúmeros fatores que contribuem para o sucesso auto sustentável.

Tenho certeza que, muitas vezes, você já disse ou ouviu algo assim: “Se eu tivesse levado isso em consideração...” ou “Isso aconteceu porque eu não pensei nisso...”.

O coaching é a melhor solução para você atingir sucesso em inúmeras áreas da sua vida, tornando-se um profissional almejado.

* Mike Martins é coach e Diretor Executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching

Voltar