SQS Consultores Associados

Artigos


ESQUEÇA O AMANHÃ. VIVA O HOJE

 

Christian Barbosa

"Achei interessante um artigo seus sobre mapa de metas, comecei a definir algumas metas para minha vida conforme seu livro e outros sugerem. Mas no momento que consegui escrever minha primeira meta, eu comecei a me sentir ansiosa, vivo pensando no futuro. Isso não é um problema e até uma incongruência? Ter uma meta tira o foco do agora?"

Muito interessante a colocação da leitora. Quando pergunto a alguém qual seu maior objetivo para 2025, é muito difícil ouvir uma resposta. O mais comum é ouvir afirmações do tipo: "O amanhã não existe, só o agora!" ; "Eu não sei o que vou fazer esse ano, quem dirá em 2025"; "Se eu estiver vivo eu penso nisso".

O mundo se tornou um lugar imediatista. Tudo é urgente, para ontem. A correria do dia-a-dia não dá espaço para pensar no futuro que ainda não chegou. O passado é tão presente que muitas vezes influencia ou trava o "agora". Neste contexto, ter uma meta de longo prazo pode ser angustiante.

É preciso aceitar que não se muda o passado e que ele não retornará. O futuro ainda não chegou, ele simplesmente não existe. A ansiedade pelo amanhã, acrescido ao fardo do ontem, adicionado à pressão do hoje, faz com que até as pessoas mais fortes fiquem loucas.

Deveríamos vir com dispositivos bloqueadores de nascença. Estes deveriam ser capazes de no aperto de um botão isolar completamente o passado. Isolar completamente o futuro.

O hoje é o seu futuro e o seu passado! Viva o hoje como se não tivesse existido o ontem e como se não fosse acontecer o amanhã!

E o planejamento futuro e as metas como ficam? Para responder a essa pergunta eu gostaria de fazer uma analogia. Quando você está dirigindo em uma estrada, durante a viagem você fica olhando para o horizonte quilômetros à frente, ou presta atenção nos metros adiante, ou no carro da frente, ou no buraco da estrada? Com certeza você olha para o que está próximo a você! Você não se preocupa com o horizonte, porque tem a certeza de que a estrada irá levá-lo ao lugar que você deseja chegar.

Se você não tivesse uma estrada, mas uma diversidade de caminhos, teria que parar a todo o momento para checar a direção, para saber o caminho correto. Estaria sempre olhando para trás, para frente e para o horizonte. Com certeza, uma viagem dessa forma seria angustiante e consumiria muito mais combustível do que o previsto.

A estrada dá a segurança que você precisa para olhar apenas para os metros a sua frente, para os carros e os buracos. Você tem a certeza de que a estrada o levará ao lugar desejado. Você só precisa se preocupar com os desafios e obstáculos do agora, mas não com o horizonte. Esta é uma viagem tranqüila, segura e rápida.

Assim é a vida. Ter uma meta aponta o caminho a chegar, a estrada segura será seu planejamento ao longo das semanas. O que mais importa nesse processo é o AGORA, o Hoje. Você sabe que vivendo o Hoje corretamente, vencendo os desafios, estará indo na direção certa que traçou. Pouco importa o ontem e o amanhã.

Por isso é vital ter a visão futura, pois ela faz o Hoje como um dia importantíssimo para rodar mais alguns quilômetros ao encontro do seu destino. Não é apenas um dia. É uma parte importante na sua jornada.

A meta não tira o foco do AGORA. Ela impõe a direção futura, e alinha o "agora" para chegar lá. Você não precisa ficar angustiado com o que virá, pois sabe aonde gostaria de chegar. Mas terá de viver o Hoje intensamente para vencer os desafios e tornar o caminho prazeroso.

Pare de esperar a sexta-feira! Todo dia é dia para chegar mais perto das suas metas. Se para você só importa a sexta-feira ou o sábado, você está jogando a vida no lixo! Pois dias sem sentido são iguais à vida sem sentido! Pense nisso! O que você está fazendo HOJE de importante pela sua vida?

Christian Barbosa é empresário, escritor e palestrante especializado em produtividade pessoal

Voltar