SQS Consultores Associados

Notícias

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE ESTÁ CONCLUINDO ESTUDO SOBRE CRIAÇÃO DE MAIS TRÊS ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NO PAÍS

O país vai ganhar mais três áreas de proteção ambiental: duas na Bahia e uma em Santa Catarina. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira,os estudos já estão em fase de conclusão.

“Nós temos 21 unidades de conservação em estudo, das quais 18 dependo da aprovação dos governos estaduais. Três estão liberadas agora, depois de toda uma negociação. No estado da Bahia [duas] e no estado de Santa Catarina. [Estão politicamente negociadas] e tecnicamente construídas solidamente. Elas estão prontas para a proposta de discussão de criação”, disse a ministra.

A ministra ressaltou porém que não basta criar oficialmente uma unidade de conservação. Ela defendeu um planejamento prévio levando em conta a ocupação das terras. “A orientação é criar unidades de conservação que possam convergir com as populações no seu entorno, para que elas possam proteger as unidades e viver sem conflitos.”

A ministra enfatizou que já existe um passivo bilionário, desde o século passado, de regularização fundiária no país. “O número mais conservador é R$ 20 bilhões. Porque se criam as unidades de conservação e ignoram que ali é uma propriedade privada e que tem de se indenizar as pessoas. Fizemos o levantamento e vamos propor um diálogo com o governo de como podemos avançar na regularização.” (Fonte: Vladimir Platonow/ Agência Brasil)



Voltar