O objetivo principal do sistema de controles internos é prever e mensurar qualitativamente, a diversidade de riscos inerentes as atividades da organização, para mantê-los dentro de padrões aceitáveis legais ou da própria organização.

A SQS assessora o cliente na gestão eficiente de controles internos, com a  identificação, mapeamento, mensuração e minimização de riscos com a implementação de ações de melhorias em seus processos, para evitar ou reduzir os riscos. A metodologia adotada para a avaliação contínua dos processos é o RCSA – Risk and Control Self-Assessment (auto-avaliação de riscos e controles), cujo objetivo é apontar os impactos e as probabilidades de os riscos ocorrerem e apresentar medidas preventivas contra tais ocorrências.

A auditoria interna é parte integrante do sistema de controles internos, com a função de verificar periodicamente se as atividades desenvolvidas estão adequadas às políticas e normas da organização.  É uma forma de assegurar e preservar a integridade dos dados gerados por todas as atividades. Com base nos resultados destes trabalhos é possível realizar uma gestão de riscos integrada e consistente, de forma a otimizar o capital do acionista com a melhor relação risco / retorno.