Conforme definição do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
(IBGC), a governança corporativa é o “sistema que assegura aos sócios-proprietários o
governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva. A
relação entre propriedade e gestão se dá através do conselho de administração, a
auditoria independente e o conselho fiscal, instrumentos fundamentais para o exercício
do controle. A boa governança corporativa garante eqüidade aos sócios, transparência
e responsabilidade pelos resultados”.
A Governança Corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas,
leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como as empresas são
administradas e, principalmente, a garantia de que todos os agentes estão em
conformidade com os princípios da organização, atuando de forma ética.
A auditoria/diagnóstico tem por objetivo avaliar a implementação e eficácia dos processos de Governança.
Esta análise é conduzida por meio de entrevistas com diretores, gerentes e demais gestores dos processos e avaliação de documentação, com utilização de check list e questionário desenvolvidos pela SQS.
O relatório final mostra o cenário atual das práticas de Governança na Organização e o grau de alinhamento do negócio à estas práticas.