Conforme definição do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa


(IBGC), a governança corporativa é o “sistema que assegura aos sócios-proprietários o


governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva. A


relação entre propriedade e gestão se dá através do conselho de administração, a


auditoria independente e o conselho fiscal, instrumentos fundamentais para o exercício


do controle. A boa governança corporativa garante eqüidade aos sócios, transparência


e responsabilidade pelos resultados”.


A Governança Corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas,


leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como as empresas são


administradas e, principalmente, a garantia de que todos os agentes estão em


conformidade com os princípios da organização, atuando de forma ética.


A auditoria/diagnóstico tem por objetivo avaliar a implementação e eficácia dos processos de Governança.


Esta análise é conduzida por meio de entrevistas com diretores, gerentes e demais gestores dos processos e avaliação de documentação, com utilização de check list e questionário desenvolvidos pela SQS.


O relatório final mostra o cenário atual das práticas de Governança na Organização e o grau de alinhamento do negócio à estas práticas.